sexta-feira, 20 de julho de 2007


ora vamos lá ver a questão do aeroporto do porto.
como é possível,um aeroporto internaçional,
ter 1 taxiway que só faz meia pista?
digamos,
eu não perçebo nada de aeroportos,mas
se o taxiway fizesse toda a pista....
talvez se conseguisse optimizar o aeroporto.ou não?
aliás se o OPO tivesse mais movimento,com ventos de sul,
tinha-mos 1 problema.
pronto aqui vai a teoria.....

1 comentário:

Portugueses na Holanda disse...

Assim sendo, vou tentar explicar. O Aeroporto do Porto não tem taxiway paralelo a todo o comprimento da pista porque simplesmente não precisa. Quando vier a ser necessária, já está projectada no Plano Director. O plano prevê a continuação do taxiway poente até ao extremo norte da pista, passando o mesmo a ser a pista principal e o que hoje é a pista, passará a ser o taxiway, mas isto só acontecerá quando o aeroporto precisar de uma capacidade de 9 milhões PAX/ano. Mais os alargamentos de mangas, terminais, placas e carga até atingir os 15 milhões PAX/ano. Este é o limite do aeroporto.