quinta-feira, 10 de julho de 2008

de um benfiquista.fosgasse

Nos últimos 3 anos o FC Porto ficou por 3 vezes em 1º lugar e o Sporting ficou 3 vezes em 2º lugar.

Nos últimos 3 anos o Benfica ficou por 2 vezes em 3º lugar e no ano passado ficou em 4º lugar.
Para quem ainda anda iludido, a leitura fria do que se tem passado nos últimos 3 anos é só uma: o Benfica está longe da liderança do futebol português.
O Porto assumiu, há muito, o domínio do nosso futebol, por muito que nos custe admitir. O Porto é tri-campeão nacional e parte claramente favorito para este ano alcançar o tetra.
O Sporting, que tem andado sempre muito calado, tem levado a água ao seu moinho, conseguindo entrar sempre na Liga dos campeões. Há muito que o Sporting desistiu dos resultados desportivos tendo-se concentrado em tentar resolver a sua delicada situação financeira.
Para isso, o Sporting precisa de estar na Liga dos Campeões, o que tem conseguido através dos seus segundos lugares e vai entretendo os seus adeptos com as vitórias na Taça de Portugal.
No entanto, como na próxima época apenas o campeão entrará directamente na Liga dos Campeões, talvez isso possa fazer com que finalmente os seus dirigentes tenham que sair da toca.
E o Benfica?
O Benfica tem um problema grave. Ainda não percebeu nada do que se passa à sua volta. O Benfica é um clube sem uma linha de rumo definida e clara. O Benfica é um clube que vive das conquistas passadas e de um discurso inflamado e irrealista para animar a sua massa associativa.
Estamos no verão.
Esta é normalmente a época mais feliz para o nosso clube. É o momento de todas as ilusões e onde todos os sonhos nos são permitidos.
No ano passado, mais ou menos por esta altura, o nosso presidente anunciava aos sete ventos que o Benfica tinha o melhor plantel dos últimos 10 anos. Essa confiança tinha por base um investimento (?) num montante superior a 30 milhões de euros na compra dos seguintes jogadores: Cardozo, Andrés Diaz, Luís Filipe, Stretenovic, Bergessio, Freddy Adu, Fábio Coentrão, Butt, Di Maria, Maxi Pereira, Edcarlos, Binya e o emprestado Cristian Rodriguez (a que vieram juntar-se mais tarde Sepsi e Makukula por mais alguns euros).
O problema é que mal a bola começou a rolar os sonhos começaram a ruir. Fernando Santos foi despedido no final da 1ª jornada. Veio depois Camacho e com ele mais um novo ciclo. Camacho foi embora (quando ia em 2º lugar) e a equipa ficou à deriva nas mãos de um Chalana atarantado tendo acabado em 4º lugar.
Mas não faz mal. Estamos todos preparados para mais um novo ciclo e mais alegrias de verão.
No entanto, o que eu continuo sem ver é uma estratégia ou uma linha de rumo.
Ou melhor, a estratégia está à vista e fácil de decifrar. O Benfica tenta, por todos os meios, aniquilar Pinto da Costa. Talvez pensemos todos que o caminho mais fácil para as vitórias é tirar Pinto da Costa do futebol. O melhor seria o homem talvez nem ter nascido. Ou nascido benfiquista (já imaginaram?).
A esta altura, está vendida a ideia a todos os benfiquistas que o Porto só ganhou à custa da batotice de Pinto da Costa. Com Pinto da Costa o Porto foi campeão 15 vezes (tendo conseguido ganhar 5 campeonatos seguidos), foi 2 vezes campeão europeu, venceu 2 Taças Intercontinentais, ganhou uma Taça UEFA e uma Supertaça Europeia. Que grande batoteiro este Pinto da Costa !!! Não sei qual será a quantidade de fruta necessária para tantas vitórias, mas deverá dar para abastecer a rede de hipermercados Modelo-Continente durante uns anos!
É pena os nossos batoteiros (também devemos ter tido alguns ou foram todos uns anjinhos inocentes?) não terem tido a qualidade da batota de Pinto da Costa.
Hoje em dia, conscientes que não somos capazes de os vencer em campo, vibramos a cada recurso ou cada papel que os nossos advogados entregam na UEFA, no Tribunal Arbitral do Desporto ou noutra instância qualquer.
Ao que chegamos! É uma tristeza. O que eu gostaria de ver era o meu presidente a construir equipas que derrotassem o Porto, Pinto da Costa, e todos os outros, em campo, com golos, que nos desse títulos nacionais e europeus. Eu não quero vitórias em tribunais. Quero vitórias em campo!
Enfim, numa coisa estamos todo de acordo: nada melhor que o verão. A bola ainda está parada e novos jogadores chegam todos os dias ou estão quase a chegar. Talvez este ano o nosso presidente anuncie que esta será a melhor equipa dos últimos 20.
Mas ainda temos a cereja no topo do bolo: podemos todos dizer mal de Pinto da Costa. Podemos dormir descansados, afinal foi tudo batota. Para se ser popular no Benfica nada melhor que nos atirarmos às canetas de Pinto da Costa. Não era essa também a estratégia de Vale e Azevedo? Desta vez ele não vai escapar.
Vivemos dias felizes.
É só pena não estarmos a fazer nada a sério para construir um Benfica ganhador.
Mas não faz mal. No próximo ano voltará a haver verão!!!
Bruno Carvalho
PS 1: A mim não me interessa nada a decisão do Conselho de Justiça, pois está mais do que visto que não se trata de justiça, mas sim de poder.
Se o Benfica tiver mais conselheiros controlados, Pinto da Costa é condenado e o Boavista desce de divisão.
Se, pelo contrário, o Porto tiver mais conselheiros controlados, Pinto da Costa é inocentado e o Boavista mantém-se na 1ª divisão.
E a justiça onde fica? Ninguém olha para a lei?
Vitórias dessas não me interessam rigorosamente nada.
Provavelmente sou o único benfiquista que pensa assim, mas não me importo.
O facto do Benfica se ter metido tanto nesta história estragou tudo, uma vez que qualquer condenação de Pinto da Costa não cheira a justiça, mas a poder sujo.
E era precisamente esse poder sujo que interessava combater.
Ou o poder deixa de ser sujo quando decide a nosso favor?
Haja vergonha.
PS 2: Não me interessam nada as críticas que me vão fazer. Mesmo nada. Acho uma vergonha ser esta a única forma que o Benfica tem para tentar voltar a ganhar. É um desprestígio para as grandes equipas do Benfica que ganhavam sempre, fossem quem fossem os adversários.

BEM,
ISTO ESCRITO POR UM galinhola,
É LINDO.
bruno carvalho
OPORTO CANAL director.

LOL

Sem comentários: